Foto: Arthur Camponogara

Depois de um amanhecer colorido no céu de Santa Maria, a quarta-feira (15) registra aumento da nebulosidade, devido à formação de uma frente fria nas proximidades do Uruguai. Ao longo do dia, o tempo ainda apresenta momentos de sol, mas a instabilidade ganha força nas próximas horas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
— Nós temos a formação dessa frente fria nas proximidades do Uruguai e algumas bandas de nebulosidade mais intensa já estão avançando sobre o Rio Grande do Sul — explicou o meteorologista Daniel Caetano.
Sol aparece, mas instabilidade aumenta
Durante o dia, a temperatura sobe e pode variar conforme a presença de nuvens. A mínima registrada pela manhã foi de cerca de 20°C.
— Com o aparecimento do sol, essa temperatura pode subir um pouco mais, chegando aos 26 ou 27°C. Uma previsão mais otimista é que chegue até aos 31°C — afirmou.
Apesar disso, já há possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia.
— A gente não descarta que nas próximas horas nós já comecemos a ter algumas pancadas de chuva — disse.
Período mais crítico será à noite
O principal alerta é para o período entre o fim da tarde desta quarta e a madrugada de quinta-feira (16), quando a instabilidade deve se intensificar.
— O momento mais crítico, com as pancadas mais intensas, deve ocorrer mais no período da noite e madrugada de quinta-feira — destacou.
Há previsão de temporais isolados, com chuva forte em curto intervalo de tempo.
— A gente tá prevendo a ocorrência de alguns temporais na nossa região. Não é um volume de chuva muito alto, mas quando é concentrado, dá aquela sensação de temporal — explicou.
Os acumulados devem ficar entre 10 e 15 milímetros tanto nesta quarta quanto na quinta-feira.
Quinta ainda instável, mas com melhora
Na quinta-feira, o tempo ainda começa instável, mas tende a melhorar ao longo do dia.
— No decorrer da quinta-feira, a gente já deve começar a ter a entrada de ar mais seco sobre a nossa região — afirmou.
As temperaturas devem variar menos, com mínimas e máximas entre 20°C e 26°C.
Tempo firme no fim de semana
A partir de sexta-feira (17), o tempo volta a ficar estável em Santa Maria e região, com predomínio de sol entre nuvens e temperaturas mais baixas ao amanhecer.
— O tempo estável começa a retornar a partir da sexta-feira e deve durar pelo menos até o domingo — disse.
Ao longo do fim de semana, as máximas ficam entre 26°C e 28°C, enquanto as mínimas seguem mais baixas nas primeiras horas do dia.
Confira as mínimas e máximas para os próximos dias
- Quarta-feira (15): mínima de 19°C — máxima de 31°C
- Quinta-feira (16): mínima de 20°C — máxima de 26°C
- Sexta-feira (17): mínima de 17°C — máxima de 26°C
- Sábado (18): mínima de 13°C — máxima de 27°C
- Domingo (19): mínima de 13°C — máxima de 28°C
- Segunda-feira (20): mínima de 16°C — máxima de 25°C
- Terça-feira (21): mínima de 16°C — máxima de 25°C